Todas as postagens

Não cometa os mesmos erros que esse youtuber

A CazéTV errou e errou feio em dois momentos durante a transmissão aberta e 100% gratuita das Olimpíadas de Paris 2024. Apesar do posicionamento do youtuber está mudando o padrão de jornalismo tradicional e o acesso à informação, trazendo mais informalidade, pessoalidade e conteúdo aberto de fácil compreensão, essa liberdade tem consequências.  Todos podemos cometer erros, mas a liberdade de ter um programa descontraído e informal exige atenção redobrada e muita técnica. É uma linha tênue. Que

Ler mais...

O que o Tite diz com a Comunicação?

Já adianto que não sou nenhuma crítica esportiva, nem mesmo que assisto futebol com frequência. Mas a Copa do Mundo possui um quê especial desde que me lembro. (Ainda estou digerindo a perda do Brasil no último jogo das quartas de final, mas o foco deste post é o Tite). Apesar da memória às vezes não tão boa, me lembro da imagem e reputação do Tite, técnico do Brasil, como uma pessoa séria, difícil, que não gosta de errar (e, muitas vezes, não aceita errar). Convenhamos, realmente é difícil er

Ler mais...

Turnover vs Comunicação

No mundo corporativo, o turnover, também chamado de rotatividade de pessoal, é o nome dado ao fluxo de entradas e saídas de funcionários em uma empresa. Esse número é calculado a partir da diferença entre o desligamento e a admissão de novos colaboradores. O que isso tem a ver com Comunicação? Muitas empresas e pessoas acreditam que não tem nada a ver. Eu diria que tem influencia DIRETA. Afinal de contas, esse índice revela a capacidade da empresa em reter os Colaboradores e em ser atrativa pa

Ler mais...

Uma campanha pode dar errado -e está tudo bem!

Bom... Se você clicou neste post, imagino que não esteja nada bem. Prazos apertados, ruídos, atraso na entrega de materiais, baixo engajamento... Quando falamos em Comunicação, todos esses fatores citados são de tirar o sono de qualquer comunicador. Mas está TUDO BEM! Este é o primeiro passo para, antes de tudo, tirar o peso da sua consciência. Está tudo bem errar, porque a comunicação é de pessoas sobre pessoas para pessoas e pessoas mudam, pessoas podem não estar num dia bom, pessoas são PESS

Ler mais...

Por que Comunicadores deveriam praticar xadrez?

O Xadrez pode nos ensinar muito sobre Comunicação! Posso parecer suspeita em falar, pois jogo xadrez desde os 13 anos de idade, participando de campeonatos e representando a minha cidade, Lençóis Paulista, na região. Eu já estava há 5 anos longe dos tabuleiros quando, nos meus últimos dias de graduação, fui convidada para jogar pela minha faculdade nos jogos universitários. Que honra, encerrar meu ano acadêmico dessa forma! Me formei em jornalismo e lá estava eu, jogando xadrez, que muito tem

Ler mais...

Liguei para o banco e fiquei surpresa com a atendente

“De 0 a 10, como você avalia a educação do atendente”, ouvi. Eu, como Comunicadora, fiquei chocada! Esses dias, liguei num banco, pois tive uma irregularidade em uma das cobranças. Esse banco, um dos tradicionais no Brasil, através do seu sistema de SAC -Serviço de Atendimento ao Consumidor, foi me passando de setor em setor até resolver o meu problema. Em 40 minutos e com um atendimento ágil e proativo, tudo foi resolvido. Como fui bem atendida, decidi esperar para avaliar a ligação. Eis que e

Ler mais...

Comunicação Interna: informações que transformam

Desde que entrei no universo da Comunicação Corporativa, a Comunicação Interna teve um espaço especial na minha rotina. Lidamos com PESSOAS, com valores, sentimentos, com um(a) Colaborador(a) que tem nome e CPF, problemas pessoais e etc. Por isso, as ações de Comunicação Interna devem ser personalizadas e, principalmente, devem compartilhar conhecimento. O público das ações internas deve sair diferente, transformado, com as informações recebidas. Nossa atividade é baseada na sensibilidade com o

Ler mais...

Passo a passo: Como passar a mensagem que eu quero?

Essa época de Eleições me fez refletir ainda mais sobre a Comunicação. Aqui, estamos longe de defender ou julgar as falas de candidatos ou eleitores, mas sim, refletir sobre o ato comunicar. A Comunicação é inerente ao ser humano, mesmo quando não falamos, estamos nos comunicando, certo? Então o que fica subentendido nesses momentos de euforia do infovíduo (indivíduo responsável pelas informações que ele provê para o público -seja ele um grupo de amigos, seja ele um departamento numa empresa),

Ler mais...

Cultura organizacional eficiente é sinônimo de lucro (e muito mais)

Vou te contar um segredo... Uma cultura organizacional eficiente transforma o ambiente de uma empresa, trazendo mais direcionamento, produtividade e sintonia. Espera, você já sabia? Mas então, por que será que vivemos um momento mundial da 'grande renúncia'? Por que pessoas deixam empregos com bons salários e benefícios por conta do ambiente corporativo? Infelizmente, é uma realidade. Nós que trabalhamos no dia a dia buscando transformar os valores da empresa em uma cultura corporativa, sabem

Ler mais...

Vamos fazer um brainstorm sobre o brainstorm?

Ei, você aí! Seja do mundo corporativo ou do nicho da comunicação... Já parou para contar quantas palavras "emprestada" do inglês que usamos no nosso dia a dia? Fazer uma call... Verificar o budget... Brainstorm, benchmarketing, briefing, feeling, head count... São muitos os exemplos! Esses dias refleti e percebi a quantidade de termos em inglês que uso no dia a dia do mundo corporativo, mas claro que nem sempre foi assim. Me lembro de quando ainda era estagiária e, após uma reunião, pesquise

Ler mais...

Informações mal explicadas ou incompletas geram ruídos

"Ah, ele vai entender"... "Ela sabe o que eu estou falando/pedindo"... Será que você já falou ou ouviu alguma dessas frases? E, na verdade, "ele" e "ela" não tinham ideia do que precisa ser feito. Sem rumo, um navio não sai da marina. Sem as informações corretas, não existem atividades corretas. Sem objetivos, não existem conquistas. Certa vez, fui abordada no corredor sobre uma apresentação em power point com informações básicas sobre uma área da empresa, informações que todos devem saber a

Ler mais...

Por que o trabalho deve gerar transformAÇÃO?

Já como Analista, conversando com a Vilma, eu relembrei o porquê escolhi a comunicação corporativa. Eu trabalho para gerar e compartilhar valor, na minha profissão e na minha vida pessoal busco ser uma agente de mudança e transformAÇÃO. Há mais de 40 anos ela planta cana, compartilhou comigo seus sonhos e desejos para o futuro, fazendo eu sentir que diariamente eu posso contribuir e contribuo, mesmo que de maneira indireta, através de comunicados e ações de comunicação, com a informação e esper

Ler mais...

O quadro

Jornalista por formação, eu nunca pensei que através de empresas eu poderia atingir o meu objetivo pessoal de vida: tocar a vida das pessoas. Não obstante, o olhar jornalístico para tal atividade empresarial se mostrou essencial durante a minha carreira, apesar de um viés distante das grandes redações. Eu diria que o primordial, nesse quesito, é a ética e consideração com a individualidade dos envolvidos como fator principal do olhar do comunicador nesta posição. A formação jornalística, felizme

Ler mais...