Bom... Se você clicou neste post, imagino que não esteja nada bem. Prazos apertados, ruídos, atraso na entrega de materiais, baixo engajamento... Quando falamos em Comunicação, todos esses fatores citados são de tirar o sono de qualquer comunicador.
Mas está TUDO BEM! Este é o primeiro passo para, antes de tudo, tirar o peso da sua consciência. Está tudo bem errar, porque a comunicação é de pessoas sobre pessoas para pessoas e pessoas mudam, pessoas podem não estar num dia bom, pessoas são PESSOAS!
O segundo passo é entender que não devemos ter medo de errar, porque já estamos suscetíveis ao erro, então, para quê se segurar? Para quê ter medo de postar sobre um tema polêmico, para quê ter medo de abordar uma campanha de engajamento, para quê?
Claro, não ter medo não significa fazer sem pensar. Você deve pensar E MUITO antes de qualquer campanha de comunicação, estudar seu público, estudar a abordagem, mas seguir em frente!
Como resolver isso com Comunicação?
Muitas empresas ou departamentos tradicionais têm medo de falar sobre diversidade e inclusão, têm medo de falar numa linguagem mais jovem, e etc. Não precisa ter medo. Precisa ter preparação!
Estando preparado, você poderá errar -se errar. Porque quando estamos bem preparados, até a gestão de crise fica mais fácil.
Prepare-se para o acerto e para o erro. Sem isso, não tem avanço.