No mundo corporativo, o turnover, também chamado de rotatividade de pessoal, é o nome dado ao fluxo de entradas e saídas de funcionários em uma empresa. Esse número é calculado a partir da diferença entre o desligamento e a admissão de novos colaboradores.

O que isso tem a ver com Comunicação? Muitas empresas e pessoas acreditam que não tem nada a ver. Eu diria que tem influencia DIRETA.

Afinal de contas, esse índice revela a capacidade da empresa em reter os Colaboradores e em ser atrativa para eles e para os consumidores/clientes. Nesses pontos, a Comunicação é a área que constrói, mantém e defende a imagem da empresa para seus stakeholders. É mais barato reter funcionários do que contratar novos, certo?

Além disso, a Comunicação trabalha no engajamento interno de pessoal. Você sabia que empresas com uma força de trabalho engajada atingem uma rotatividade de funcionários cerca de 24% menor quando comparadas àquelas com uma baixa taxa de engajamento? (Fonte: Clevry)

De acordo com a Zenefits, 81% das empresas concordam que a alta rotatividade de colaboradores é um “problema caro”.

Então, por que não aceitar a mãozinha da comunicação?

Como resolver isso com Comunicação?

As diversas frentes da Comunicação Interna e Externa são essenciais aqui. Por isso, um planejamento estratégico vai te guiar.